Visitantes Online:  1

Home Page » 12 Passos  
 
 
 
 

OS DOZE PASSOS DE A.A.

COLETÂNEA DO CICLO DOS 12 PASSOS
ACESSE AQUI

O QUE VI DOS PASSOS
ACESSE AQUI

 
TEMA 1   TEMA 2   TEMA 3   TEMA 4   TEMA 5   TEMA 6
TEMA 7   TEMA 8   TEMA 9   TEMA 10   TEMA 11   TEMA 12
 

PRIMEIRO PASSO - “ADMITIMOS QUE ÉRAMOS IMPOTENTES PERANTE O ÁLCOOL - QUE TÍNHAMOS PERDIDO O DOMÍNIO SOBRE NOSSAS VIDAS”.

01. Como entendo o alcoolismo, sua evolução, seu tratamento e o Primeiro Passo de A.A. nesta data. Escrevo por mim e não pela Irmandade. (Enumero os parágrafos para facilitar os debates nos Seminários. Alguns tópicos serão abordados em mais que uma temática por serem pertinentes).
02. O homem começou a embriagar-se antes mesmo de aprender a espremer as uvas, comendo frutas que caiam do pé e azedam com o passar dos dias. A história do antigo Egito relata que 8500 AC o alcoolismo já era uma ameaça para o povo daquele tempo. No Antigo Testamento encontramos informações de ‘pileques’ fenomenais como o de Noé e outros grandes personagens bíblicos.

Continue lendo aqui...

   

SEGUNDO PASSO - “Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia devolvernos à sanidade”.

01. O que e como entendo e tento praticar o Segundo Passo nesta data em meu e não no de A.A. (Enumero os parágrafos para facilitar os debates nos Seminários).
02. Iniciando, gostaria de citar o filósofo espanhol, Unamuno Y Jugo: “Aquele Que Nega Deus, O Nega Por Causa Do Seu Desespero Por Não Encontrá-LO”.
03. Preciso ser cauteloso, sensato e prudente ao falar deste Passo para o recém – ingresso. Para ele não confundir A.A. com uma religião ou seita. Se isto acontecer é possível ele abandonar a Irmandade e encontrar a morte lá fora. Pois a maioria dos alcoólatras já tentaram saídas desta natureza e não obtiveram êxito.

Continue lendo aqui...

   
TERCEIRO PASSO - “Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que o concebíamos".

01. O que é como entendo e tento praticar o Terceiro Passo de A.A., nesta data, em meu nome e não no da Irmandade. (Enumero os parágrafos para facilitar os debates nos Seminários).
02. “Nos dois primeiros passos estivemos refletindo. Vimos que éramos impotentes perante o álcool, mas, também, percebemos que alguma espécie de fé, mesmo que fosse somente em A.A., estava ao alcance de qualquer um. Essas conclusões não requerem ação, apenas aceitação”.

Continue lendo aqui...

   
QUARTO PASSO - “Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos".

01. O que, como entendi e pratiquei o Quarto Passo. Relato aqui a minha experiência pessoal e destaco alguns tópicos da literatura de A.A. e outras que considerei pertinentes. (Enumero os parágrafos para facilitar os debates nos Seminários).
02. Fazer o inventário de uma empresa é fácil. Até posso pagar um especialista para tal. Empenhar-me em meu próprio inventário, prefiro o termo pessoal ao moral, não é tão difícil, mas requer muito empenho pessoal. Ninguém poderá fazer isto por mim. Todavia posso pedir orientação para companheiros que já realizaram o seu. E estando ...

Continue lendo aqui...

   
QUINTO PASSO - “Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.".

01. O que e como entendi e tentei praticar o Quinto Passo de A.A., em meu nome e não no da Irmandade. (Enumero os parágrafos para facilitar os debates nos Seminários).
02. Só auto-análise não resolve. Preciso aliviar o peso. Se revelar aquilo que sinto, o que revelo me libertará. Devo falar sobre meus defeitos, meus erros, meus segredos, e mazelas. Preciso sair da defensiva. Cessar de culpar os outros. Não obterei resultados, confessando os defeitos e máculas alheias.

Continue lendo aqui...

   
SEXTO PASSO - “Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter".

01. O que e como entendo e tento praticar o Sexto Passo de A.A., nesta data, em meu nome e não no de A.A. (Enumero os parágrafos para facilitar os debates nos Seminários)
02. “Prontificamo-nos Inteiramente A Deixar Que Deus Removesse Todos Esses Defeitos De Caráter”. Esses, Quais? Aqueles que identifiquei no Quarto Passo; verbalizei no Quinto e agora, com a ajuda d'Ele, aos pouco, os eliminarei trabalhando o Sexto Passo. A prática deste Passo é muito mais difícil sem antes ter exercitado os Passos – do ...

Continue lendo aqui...

   
SÉTIMO PASSO - “Humildimente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições".

01. O que e como entendo e tento praticar o Sétimo Passo, nesta data, em meu nome e não no de A.A. (Enumero os parágrafos para facilitar os debates nos Seminários).
02. Com a ajuda d'Ele estou, aos poucos, eliminando os defeitos de caráter. Desejo, agora, libertar-me também das falhas. Elas são como o cupim que, traiçoeira, silenciosa e lentamente destroem o alicerce e quando desperto a casa já ruiu. Dificilmente o homem fracassa em função de grandes erros ou defeitos mas, pela somatória das pequenas ...

Continue lendo aqui...

   
OITAVO PASSO - “Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos causados".

01. O que e como entendo e tento praticar o Oitavo Passo de A.A., nesta data. Em meu nome e não no da Irmandade. (Enumero os parágrafos para facilitar os debates nos Seminários).
02. Estou agora preparado para fazer um detalhado inventário de Oitavo Passo. Relaciono todos os prejudicados, sem excluir ninguém (mesmo aqueles cujas reparações não poderei fazer). Como exerci meus deveres e direitos na vida: com meus pais; irmãos; professores; e colegas? Em relação...

Continue lendo aqui...

   
NONO PASSO - “Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem".

01. O que e como entendo e tento praticar o Nono Passo de A.A., nesta data, em meu nome e não no nome da Irmandade. (Enumero os parágrafos para facilitar os
debates nos Seminários).
02. No Oitavo Passo relacionei todos os prejudicados, sem excluir ninguém em primeiro lugar eu mesmo – Como exerci meus deveres e direitos na vida: com meus pais; irmãos; professores; e colegas? Em relação à namorada, esposa ou concubina?

Continue lendo aqui...

   
DÉCIMO PASSO - “Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente".

01. O que e como entendo e tento praticar o Décimo Passo de A.A., nesta data, em meu nome e não no da Irmandade. (Enumero os parágrafos para facilitar os debates nos Seminários).
02. Os Três Primeiros Passos são a base, o alicerce sólido sobre o qual vou reedificar a minha nova vida, o meu “EU” espiritual. Do Quarto ao Nono Passo tenho todo o material para esta reedificação. Com o exercício do Décimo ao Décimo Segundo Passo encontro

Continue lendo aqui...

   
DÉCIMO PRIMEIRO PASSO - “Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que o concebíamos, rogando apenas o conhecimento de sua vontade em relação a nós e forças para realizar essa vontade".

01. O que e como entendo e tento praticar o Décimo Primeiro Passo de A.A., nesta data, em meu nome e não no de A.A. (Enumero os parágrafos para facilitar os debates nos Seminários).
02. Na escuridão e desesperança do meu alcoolismo ativo confiava no imediato, mas, ...

Continue lendo aqui...

   

DÉCIMO SEGUNDO PASSO - “Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades".

01. O que, entendo e tento praticar do Décimo Segundo Passo de A.A., nesta data, em meu nome e não no da Irmandade. (Enumero os parágrafos para facilitar os debates nos Seminários).
02. “Os Doze Passos” é um riquíssimo programa de espiritualidade em ação. Representam um grandioso banquete. Todos fomos convidados. Muitos se contentam com as migalhas, ou seja, somente com o Primeiro e parte do Décimo Segundo Passo.

Continue lendo aqui...

 

 
 

 

 
 
DÉCIMO SEGUNDO PASSO 6/1/2014 - 21:08
DÉCIMO SEGUNDO PASSO
“TENDO EXPERIMENTADO UM DESPERTAR ESPIRITUAL, GRAÇAS A ESTES, PASSOS, PROCURAMOS TRANSMITIR ESTA MENSAGEM AOS ALCOÓLICOS E PRATICAR ESTES PRINCÍPIOS EM TODAS AS NOSSAS ATIVIDADES”.
Por: Emílio M. ...
  Veja todo o texto aqui...  
 
DÉCIMO PRIMEIRO PASSO 6/1/2014 - 20:53
DÉCIMO PRIMEIRO PASSO
“PROCURAMOS, ATRAVÉS DA PRECE E DA MEDITAÇÃO, MELHORAR NOSSO CONTATO CONSCIENTE COM DEUS, NA FORMA EM QUE O CONCEBÍAMOS, ROGANDO APENAS O CONHECIMENTO DE SUA VONTADE EM RELAÇÃO A NÓS, E FORÇAS PARA REALIZAR ESSA VONTADE”.
Por ...
  Veja todo o texto aqui...  
 
DÉCIMO PASSO 6/1/2014 - 19:54
DÉCIMO PASSO
“CONTINUAMOS FAZENDO O INVENTÁRIO PESSOAL E, QUANDO ESTÁVAMOS ERRADOS, NÓS O ADMITÍAMOS PRONTAMENTE”.
Por : Emílio M. ...
  Veja todo o texto aqui...  
 
NONO PASSO 3/1/2014 - 11:00
NONO PASSO
“FIZEMOS REPARAÇÕES DIRETAS DOS DANOS CAUSADOS A TAIS PESSOAS, SEMPRE QUE POSSÍVEL, SALVO QUANDO FAZÊ-LO SIGNIFICASSE PREJUDICÁ-LAS OU A OUTREM”.
Por: Emílio M. ...
  Veja todo o texto aqui...  
 
OITAVO PASSO 2/1/2014 - 14:19
OITAVO PASSO
“ FIZEMOS UMA RELAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS A QUEM TÍNHAMOS PREJUDICADO E NOS DISPUSEMOS A REPARAR OS DANOS CAUSADOS”.
Por: Emílio M. ...
  Veja todo o texto aqui...  
 
SÉTIMO PASSO 1/1/2014 - 11:29
SÉTIMO PASSO
“HUMILDEMENTE ROGAMOS A ELE QUE NOS LIVRASSE DE NOSSAS IMPERFEIÇÕES”.
Por: Emílio M. ...
  Veja todo o texto aqui...  
 
SEXTO PASSO 30/12/2013 - 17:23
SEXTO PASSO
“PRONTIFICAMO-NOS INTEIRAMENTE A DEIXAR QUE DEUS REMOVESSE TODOS ESSES DEFEITOS DE CARÁTER”.
Por : Emílio M. ...
  Veja todo o texto aqui...  
 
QUINTO PASSO 30/12/2013 - 17:13
QUINTO PASSO
"ADMITIMOS PERANTE DEUS, PERANTE NÓS MESMOS E PERANTE OUTRO SER HUMAMO, A NATUREZA EXATA DE NOSSAS FALHAS ".
Por: Emílio M. ...
  Veja todo o texto aqui...  
 
QUARTO PASSO 26/12/2013 - 18:08
QUARTO PASSO
“FIZEMOS MINUCIOSO E DESTEMIDO INVENTÁRIO MORAL DE NÓS MESMOS”.
Por: Emílio M. ...
  Veja todo o texto aqui...  
 
TERCEIRO PASSO 26/12/2013 - 18:00
TERCEIRO PASSO
“DECIDIMOS ENTREGAR NOSSA VONTADE E NOSSA VIDA AOS CUIDADOS DE DEUS, NA FORMA EM QUE O CONCEBÍAMOS”. ...
  Veja todo o texto aqui...  
 

Página 1 of 21 2